Home Dia a dia Casa e Jardim Receitas Viagens Meus trabalhos Loja Online Fan Page Instagram Google+ Início Image Map

26 de agosto de 2012

Panqueca de Palmito

Passando pelo blog Move Eat Learn de Calíope. Vi uma receita que me deixou dias com água na boca! Nham, nham, nham... Panquecas de Palmito!!!!!! E sem leite de vaca!!! huuuu. É tenho intolerância a lactose.
Descobri que Calíope é vegana. (Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. Wikipédia). Os veganos não se alimentam com nada que tenha origem animal, por isso as receitas são sem carne, sem leite, sem ovos, etc.

Amei as receitas, mas tinha que fazer a danada da panqueca! Hoje é domingo, almocinho especial para marido e uma amiga(Janice) que apareceu para ser minha cobaia!
Foi uma loucura para fazer os discos da panqueca, descobri que tem que ser com a frigideira quente, até então, estava fazendo com ela morna e estava ficando um horror!

Receita da Massa:

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal
1/4 de xícara de óleo
2 xícaras de água


Modo de fazer:
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata para misturar. Unte uma frigideira ou panquequeira bem pouquinho e apenas na primeira vez.
Espalhe a massa e deixe dourar.
Vire e repita



RECHEIO

Palmito em conserva picado, já lavado (ou escaldado, sem o azedinho)
1 Tomate, 1 Cebola,  1/2 pimentão
Azeite, 4 dentes de alho e pimenta do reino
Temperos a gosto e sal
Leite de Côco
Azeitonas 
milho
Amido de milho ou trigo, um pouquinho

Modo de fazer:
Refolgue o palmito com a cebola, o pimentão, o alho e o azeite, pimenta do reino, temperos a gosto e sal.
Acrescente o tomate e as azeitonas, deixe uns 2 minutinhos mexendo, acrescente o leite de côco e deixe cozinhando mais um pouquinho até o palmito amolecer. Coloque uma colherzinha pequena de amido ou trigo, engrosse um pouquinho e pronto!


Depois de ter recheado as minhas panquecas, sobrou um pouco do molho, aí coloquei por cima. Ficou maravilhooooso!!!!!!!!! Muito bom!!!! Aprovado!!! Farei mais vezes. Minha amiga Janice e meu marido também amaram. 
Se você quiser dar um pulinho no site da Calíope:
http://moveeatlearn.blogspot.com.br/2012/07/recheio-de-palmito-para-panquecas.html
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Calíope Corrêa disse...

Mulheeeer, que massaaa! =D
Teu palmito ficou lindíssimo...

Olha, eu sou "quase vegana" visse? Na alimentação já mudei drasticamente tudo, mas tem algumas coisas que de vez em quando deixo passar, por falta de opção, praticidade, ou sei lá o que. Mas estou no caminho, e espero logo poder fazer jus a esse título, que realmente é algo bem filosófico, e eu apoio de coração!

Sim... vim aqui também pra te responder. O creme de soja é muito comum nos supermercados. A primeira vez também fiquei pensando que não ia achar, até perceber que ele sempre esteve ali, eu que nunca reparei! rsrs Aqui, ele fica na mesma sessão dos cremes de leite, e é o mesmo preço. A marca que sempre encontro com muita facilidade é o da "batavo", a caixinha é verde. Mas não gosto muito dele, porque tem um pouquinho de gosto de baunilha. Fica muito melhor em receitas doces, então quando vou fazer um prato salgado, uso bem pouquinho, diluído em um pouquinho de leite de soja pra uso culinário da yoki (esse leite é ótimo, porque não tem gosto de nadica de nada, então pras receitas é perfeito! Uso até nessa massa de panqueca às vezes, em bolo, tudo, fica ótimo... mas não serve pra beber, rs).

=D

Sim, e a massa da panqueca, a minhas às vezes da certo, às vezes não... então relaxa, que é assim mesmo! rsrs
Depois experimenta fazer com o leite de soja também (esse que falei em cima). ^^

Bjusss

Giselle disse...

Menina, meu marido uma vez comprou esse leite de soja pra mim achando que estava abalando! Mas vi que não dava pra beber, aí acabou que ele estragou de tanto tempo que ficou na geladeira.(detalhe: quem estragou foi o leite... não consegui colocar o meu marido na geladeira!kkk TENTEI!!!!)
As receitas veganas são bem levinhas, gostei, mas não sou vegana, embora eu ame os animais! Inclusive um dos primeiros posts desse blog é a transformação da minha Meguinha que tirei das ruas, não sei se vc chegou a ver!
Amei sua visita!obrigada!
Bjos.

Amanda disse...

Amiga, já sabe que terá de preparar para o meu marido!rsrsrs
Beijo.

Giselle disse...

Olha só o abuso! Mal entrou no meu blog e já quer me fazer de cozinheira!!!!rsrsrsrsrsrs