Home Dia a dia Casa e Jardim Receitas Viagens Meus trabalhos Loja Online Fan Page Instagram Google+ Início Image Map

19 de agosto de 2013

Como cuidar de tulipas



Esse final de semana ganhei tulipas do meu amor! Tulipas vermelhas lindas! Coloquei no meu aparador junto com nossas fotos. Isso me fez lembrar a minha infância, toda criança desenha casa, sol etc e eu desenhava tulipas, só que amarelas! 

Elas se abrem quando o sol brilha nos céu e à noite se fecham.




Fiquei curiosa para saber como cuidar delas e fui as pesquisas!

Tulipas  "são europeias, plantas típicas de frio. As que são vendidas aqui no Brasil são cultivadas em estufas climatizadas e, quando transportadas, vão num caminhão refrigerado, porque mesmo nosso inverno não lhes agrada. Dito isso, não se chateie se, mesmo com os cuidados abaixo, a sua planta não brotar novamente."

CUIDADOS

"Primeiramente, escolha o local para cuidar das suas tulipas. Você pode criá-la no chão, diretamente no substrato, mas certifique-se que o local receba luz adequada nos períodos mais frescos do dia e fique sombreado nos períodos mais quentes. Para cuidar de tulipas, é mais simples plantá-las em pequenos vasos separados.
Se o local estiver muito quente, você pode colocar na terra uma ou duas pedras de gelo para que refresque. A tulipa é uma planta que gosta de sol, mas precisa da baixa temperatura do inverno."




"Como cuidar enquanto o vaso estiver com flor

1. Mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada — água em excesso atrai fungos e bactérias.
2. Deixe o vaso dentro de casa, de preferência num local arejado, perto de uma janela ensolarada.
3. Não se esqueça de tirar todas as folhas mortas da planta, para que não atrapalhe seu desenvolvimento."

"Como cuidar quando a flor morrer

1. Ela pode perder ou não as folhas depois da floração, mas mesmo que ainda tenha folhagem, corte-a e desenterre a planta. Você vai encontrar uma espécie de “cebola”, o bulbo.
2. Lave o bulbo em água corrente, esfregando para tirar a terra, como você faria com uma batata antes de descascá-la.
3. Deixe o bulbo secar bem, enrole-o de leve em papel-toalha e guarde-o no gavetão de legumes da geladeira. Quando o próximo outono chegar, plante-o num vaso com terra, areia e composto orgânico em partes iguais. Cubra o bulbo com uns 5 cm dessa mistura.
4. Deixe o vaso no sol e regue para manter úmido. Com sorte, o bulbo brotará e, no próximo inverno, você terá novas tulipas."


"O outono é a época para rebrotar a tulipa, por isso coloque o bulbo num vaso com 4 partes de terra, 4 partes de areia e 2 partes de composto orgânico, que podem ser encontrados em qualquer casa de jardinagem. O vaso deve ficar ao sol até brotar, e você deve regá-lo apenas quando o vaso estiver seco. Depois que brotar, coloque na sombra com banhos de sol diários, nas horas mais frescas do dia."

Até que eu achei fácil! Ah gostaram daqueles vasos vermelhos no aparador?! Eles são da minha loja Casa Charmosa Decoração. Vai lá dar uma espiada, está tudo em promoção!

Você poderá gostar de ler:
Como cuidar de Lírios
Decorando com plantas


Esse texto sobre tulipas foi baseado nas seguintes fontes de pesquisa:

Espero que tenham gostado!
Bjos!!!



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Grazinana disse...

Amei as tulipas, nunca tinha visto de perto! Kkk Só de plástico! Fui na sua casa mas tava tão ansiosa com o iPad que esqueci da tulipa hahahaha. Abistinencia de Wi fi!! Kkk.

Giselle disse...

É vem pra minha casa só pra roubar wi fi!rsrsrsrs